Tema em que o trabalho deve ser enquadrado:
GESTÃO » GESTÃO SISTÊMICA
A apresentação será:
Oral
A Comissão Organizadora e/ou Corpo Editorial poderá mudar o enquadramento



PLANEJANDO O PRESENTE - Comunicação Essencial e Trabalho em Grupo


Desenvolver a consciência do presente ativo e transformador e praticar a cada instante a essência da comunicação e do trabalho em equipe nas atividades do dia a dia com otimização de recursos.
Planejar com a visão do “futuro” em permanente construção.
Melhorar as relações internas e externas, num processo contínuo de aprendizado, renovação, inovação e de criação constante de valor para as pessoas, para a empresa e para a sociedade.


Evidenciado que ação só se dá no PRESENTE; que passado existe agora como disposições dadas pelo PRESENTE ativo, transformador; que o futuro é imaginado, planejado e vivido no instante atual, o que existe converge para o PRESENTE, o “lugar” de todas as realizações. A percepção de que tudo é, agora, favorece à concentração de esforços, ao foco a cada momento de atividade, ao “fazer o que tem que ser feito”. A comunicação e o trabalho em equipe se desenvolvem a partir do que lhes é essencial, nuclear, partindo do simples e natural, com melhor aproveitamento dos fatores de êxito tempo, informação e relacionamento.


Qualidade na comunicação, com redução de mal-entendidos e perdas. Eventos documentados com informação oportuna e confiável. Comunicação vertical sensivelmente aprimorada. Maior agilidade nas atividades – diminuição de lead times e pendências. Aprimoramento do espírito de equipe – maior solidariedade, compartilhamento e ajuda aos colegas. Equipes conscientes da importância e do significado da ação no agora, no PRESENTE e de que cada atividade é um momento único de realização. Desenvolvimento da consciência sobre “o que tem que ser feito”. Salto quântico no gerenciamento, com melhoria nos indicadores de desempenho.


Com o objetivo de desenvolver a consciência do presente e praticar a cada instante as essências da comunicação e do trabalho em equipe nas atividades do dia a dia, foi evidenciado que a ação só se dá no presente; que passado existe agora como disposições dadas pelo presente ativo, transformador; que o futuro é imaginado, planejado e vivido no instante atual, com tudo convergindo para o presente, o “lugar” de todas as realizações. Esta percepção passou a ser constantemente lembrada para favorecer à concentração de esforços no “fazer o que tem que ser feito”. O que é nuclear à comunicação e ao trabalho em equipe foi motivo de treinamento e continuou com publicações diárias de conceitos, práticas, referências e casos reais sobre os mais diversos aspectos da gestão, sempre com foco nas essências da percepção, da comunicação e do trabalho em equipe. Como resultado, ganhos de qualidade na comunicação e no espírito de equipe vão produzindo saltos perceptíveis no gerenciamento, com criação constante de valor para as pessoas, para a empresa e para a sociedade.

Acompanhamento diário